Aposentadoria para pessoa de baixa renda

Saiba mais como solicita a aposentadoria para pessoa de baixa renda

A aposentadoria para pessoa de baixa renda é destinada a pessoas que não trabalharam fora de casa, atuando assim com donas e donas de casa, pessoas de baixa renda podem se filiar a previdência social, pagando por mês, um valor e assim após o devido recolhimento das contribuições, essas pessoas poderão ter acesso a benefícios previdenciários, como licença-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria por idade ou por invalidez. As pessoas com direito a aposentadoria para pessoa de baixa renda são as que tem cadastro no cadastro único que se dedique exclusivamente ao trabalho doméstico na própria residência. Neste artigo trazemos algumas dicas e informações importantes para as pessoas que desejam saber mais como receber aposentadoria para pessoa de baixa renda.

Aposentadoria-para-pessoa-de-baixa-renda

Para solicitar a aposentadoria para pessoa de baixa renda os interessados devem se dirigir até uma agencia da Previdência Social e solicitar a inscrição na modalidade Contribuinte Facultativo de Baixa Renda. É importante informar o Número de Identificação Social (NIS) e buscar todas as orientações sobre o programa e suas condições, antes de começar a efetuar os pagamentos. É muito importante manter os seus pagamentos em dia e não deixar de guardar todos os comprovantes de pagamentos. É possível agendar, por telefone ou pela internet, o atendimento em uma agência da Previdência Social, para assim evitar longas filas e tempo de espera.

Não perca a oportunidade de realizar a sua inscrição e solicitação para assim conseguir receber futuramente a aposentadoria para pessoa de baixa renda. O valor da aposentadoria para pessoa de baixa renda é de mais ou menos um salário mínimo, é com certeza uma grande ajuda para as pessoas no tempo da velhice. É um bom investimento, não deixe esta oportunidade passar. O valor a ser pago é de 5% do valor do salário mínimo. Todo cidadão que não exerça atividade remunerada, não possua renda própria, pertença a família de baixa renda e esteja inscrito no sistema Cadastro Único para programas sociais do governo federal, poderá pagar o INSS na condição de Facultativo de baixa renda.

Os requisitos para receber a aposentadoria para pessoa de baixa são:

  • Não exercer atividade remunerada e se dedicar exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, podendo ser homem ou mulher.
  • Não possuir renda própria, que envolveria todo e qualquer rendimento (alugueis, pensões alimentícias, pensões previdenciárias etc.
  • Pertencer a família de baixa renda. De acordo com a lei, a soma da renda de todos os membros da família que vivem sob o mesmo teto, não poderá ser superior a 2 (dois) salários mínimos para que seja considerada família de baixa renda.
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, com situação atualizada nos últimos 2 anos. Este sistema é operacionalizado pelo Serviço Social dos municípios.

cadastro-Aposentadoria-para-pessoa-de-baixa-renda

Para saber mais informações de como solicitar a aposentadoria para pessoa de baixa renda e assim conhecer mais sobre como funciona a aposentadoria para pessoa de baixa renda, acesse o link a seguir e boa sorte:

mds.gov.br/assuntos/cadastro-unico/o-que-e-e-para-que-serve/aposentadoria-para-pessoas-de-baixa-renda

Compartilhe, da trabalho para fazer:

Comentários em Aposentadoria para pessoa de baixa renda
  1. quero muito tira minha abilitacao social

  2. Boa Tarde

    Gostaria de saber como eu faço para inscrever minha mae na aposentadoria para pessoas com baixa renda no Cadunico.

  3. E`bom saber que nos pessoas que trabalhamos tanto algum dia possamos aposentar

  4. bom dia aqui thalyta suelen silva nogueira desde de ja quero agradesse a esse progama de inns do gorverno federal sou moradora da qnm18 conjumto d casa 26 bairro ceilandia norte sou dona do lar temho plobema de saude nao posso trabalha no monmento como fasso pra entra nesse progama solicita aponsentadoria de baixa renda agora o que fasser pra da entrada de que geito temho como prova con minha documentaçao do hospital de base

Deixe seu comentário