Bolsa Família 2016 – Inscrição, Valor, Calendário

Inscrição Bolsa Família 2016

O Bolsa Família é um programa voltado para transferência direta de renda para famílias em situação de pobreza e pobreza extrema. È um programa que vem ajudando milhares de famílias Brasileiras, são muitas pessoas inscritas que recebem o benefícios. O foco do Bolsa Família são os milhões de Brasileiros que tem a renda baixa, e está baseado na garantia de renda para essas famílias e inclusão dos mesmo aos serviços públicos. O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que deposita uma quantia para as famílias que fazem parte do programa. O saque do beneficio é feito através de um cartão magnético, que na maioria das vezes é emitido em nome da mulher no caso a mãe. Muitas pessoas recebem o Bolsa Família e graças a esse benefício muitas pessoas melhoraram sua qualidade de vida, esse benefício já mudou a vida de muitas pessoas para melhor. O bolsa família foi criado em 2003 pelo governo do Presidente Lula, além do benefício em dinheiro o programa tem a intenção de promover o acesso dessas famílias á educação, saúde, segurança alimentar e assistência social.

bolsa-familia-2016

Quem tem direito ao Bolsa Família:

Esse programa é destinado a pessoas que vivem em pobreza ou pobreza extrema, renda per capita entre R$ 77,01 a R$ 154,00 por integrante ao mês.

Inscrição para o Bolsa Família

Para se inscrever e participar do programa bolsa família 2016 as famílias interessadas devem estar cadastradas no Cadastro único, a cadastro único é quem identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, que são caracterizadas como baixa aqueles que têm: renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos. O cadastro único contribui para conhecer a realidade socioeconômica das famílias cadastradas. O cadastro único é responsabilidade do ministério do desenvolvimento social e combate a fome.

Se a sua família se enquadra nos pré-requisitos e você queira se cadastrar no Bolsa Família 2016 é só de dirigir ate a prefeitura de sua cidade, é a prefeitura que realiza o cadastro e a atualização da base de dados do programa e que ajuda nas ações que ajudam no desenvolvimentos das famílias de baixa renda.

Como que é realizada a seleção

A seleção das famílias que iram receber o Bolsa Família 2016 é realizada pelo ministério de desenvolvimento social e combate a fome, com bases nos dados que foram inseridos por meio da prefeitura no cadastro único, a seleção acontece mensalmente e os critérios usados é a renda de cada integrante da família, as famílias que tem a mais baixa renda são selecionadas mais rapidamente.

Requisitos para receber Bolsa Família 2016

Os requisitos para quem recebe bolsa família  são: Acompanhamento da saúde da mulher para as mulheres de 14 a 44 anos, manter o cartão de vacinação em dia das crianças de 0 a 7 anos, participar de atividades educativas oferecidas pelo MS para as gestantes, garantir frequência mínima de 85% na escola para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, e 75% de frequência para adolescente de 16 a 17 anos.

bolsa-familia-2016-inscrições

Valor do Bolsa Família 2016

valor do bolsa família 2016 depende da renda de cada família, as famílias com menor renda receberam um benéfico maior. O programa oferece cinco tipos de benefícios para as famílias cadastradas:

Básico- Que é para as famílias de extrema pobreza a valor concedido é de 77 reais mensais independente da formação familiar.

Variável – São para as famílias que tenham em sua composição gestantes ou mães que amamentam, crianças e adolescente de 0 a 17 anos que estejam matriculados na escola o valor para essa famílias e de 35 reais, podendo acumular até 5 benefícios.

Variável para Jovens – Esse tipo de benefício é concedido para famílias extremamente pobres que tenham sob sua responsabilidade adolescentes de 16 a 17 anos, devidamente matriculados na escola, esse auxílio é no valor de 42 reais.

Variável para Gestantes- Para famílias extremamente pobres que tenham gestantes ou mães que ainda amamentam, a auxílio para essas famílias e de 09 parcelas de 35 reais.

Superação de extrema pobreza- O valor desse tipo de beneficio varia de acordo da renda da família, busca garantir que a renda mínima por integrante da família seja de 77 reais por mês. Não podendo ultrapassar o valor de 336 reais por mês.

Calendário do Bolsa Família 2016

No site oficial do Bolsa Família é possível conferir as datas através do calendário do Bolsa Família 2016, para realizar essa verificação e só conferir o ultimo número impresso no seu cartão do bolsa família. Os pagamentos geralmente são liberados a partir do meio do mês. O saque do benefício e realizado na Caixa econômica federal com o cartão do Bolsa Família.

Veja como consultar: Calendário Bolsa Família 2016

Para obter mais informações sobre o programa do governo federal Bolsa Família basta acessar o endereço eletrônico do programa, segue a seguir o link do endereço eletrônico do bolsa família:

www.mds.gov.br/bolsafamilia

Compartilhe, da trabalho para fazer:

Comentários em Bolsa Família 2016 – Inscrição, Valor, Calendário
  1. Então eu tava querendo receber o bolsa família eu tenho 11 anos e gostaria de receber a persa que eu não recebo

  2. Aiala

    Sou gestante e tenho um filho de 1 ano de idade
    Gestante recebe ? Quanto meu filho de 1 ano receberia
    Por mês?

Deixe seu comentário