Cartão SUS Online – Imprimir, Consulta, 2 Via

Saiba mais como solicitar a segunda via do seu cartão do SUS

O cartão nacional de saúde é utilizado por milhares de brasileiros nas unidades de atendimento do sistema único de saúde e seus domicílios de residência. Com ele o cidadão pode se identificar para que possa ter um atendimento médico nas unidades de saúde e se identificar nas visitas feitas pelos agentes comunitários.  Nele contém todos os dados pessoais do paciente como endereço, telefone, data de nascimento, e-mail, e informações referentes os últimos atendimentos realizados por profissionais da saúde seja numa unidade de saúde ou na residência do paciente. O objetivo principal do cartão do usuário SUS é armazenar informações dos usuários de todo o País e agilizar o atendimento nas unidades do sistema único de saúde.

Cartão-SUS-cadastro

O cartão do usuário do sistema único de saúde é emitido a partir do número do PIS/Pasep e cada cidadão terá um cadastro para que possa ser identificado individualmente e que todos os contatos com o SUS sejam acompanhados com eficácia. Para efetuar o cadastramento do cartão SUS é necessário que o cidadão preencha os formulários disponibilizados pelos agentes de saúde em sua residência que serão emitidos pelas empresas contratadas pelo Ministério da Saúde, os cartões emitidos podem ser entregues de várias maneiras á critério do usuário pode ser á domicílio, entrega na unidade de saúde, entrega feita por agentes comunitários de saúde ou entrega feita pelos correios. A data de entrega do cartão varia de local para local e deve ser informada pelo agente no momento do cadastro.

O Ministério da Saúde também disponibiliza o cartão do profissional SUS que desenvolvem seu trabalho no sistema único de saúde onde está sendo implantado. O Ministério da Saúde inclui no projeto todos os profissionais que prestam serviços para o sistema único de saúde de atendentes médicos. Para receber seu cartão o profissional deve ser cadastrado também com base do número do PIS/Pasep e o cadastramento deve ser efetuado através do aplicativo Datasus disponibilizado pelo Ministério e Departamento de Informática SUS. Os cartões serão emitidos também pela Secretaria da Saúde onde serão devidamente lacrados e enviados aos respectivos endereços informados pelo profissional contendo uma senha de acesso ao sistema que é pessoal e intransferível.

cartao-sus-segunda-via

Com a implantação do projeto se notou uma melhora considerável tanto nos atendimentos, avaliações e diagnósticos dos pacientes, nos arquivos de acompanhamento de atendimento e nos dados fornecidos pelos pacientes e profissionais, uma vez que a cada atendimento todas as informações concedidas pelos agentes de saúde e médicos são arquivadas a fim de melhorar o atendimento nas próximas consultas e acompanhar a saúde de cada cidadão e facilitar as pesquisas de andamento da saúde populacional realizadas pelo Ministério da Saúde á fim de melhorar o planejamento e programação das ações de saúde. É importante que os familiares se atentem e inative o cadastro nacional de saúde de familiares por motivo de óbito, a inativação pode ser feita online no site oficial do Portal da Saúde.

Compartilhe, da trabalho para fazer:

Deixe seu comentário