CPF – Emissão online 2 Via

Saiba mais como realizar a seu cadastro no CPF

O CPF – cadastro de pessoa física é o documento que identifica a contribuinte perante a Receita Federal.  Este é um documento muito importantes sem ele o cidadão, é obrigatório. O CPF contém um número que nunca será mudado, cada pessoa tem o seu número. Não é obrigatório portar o cartão, mas o número do CPF é exigido em várias situações, principalmente em operações financeiras, como abertura de contas em bancos. Na Caixa Econômica Federal é possível efetuar a inscrição no CPF, alterar o cadastro e regularizar a sua situação cadastral. Neste artigo trazemos algumas dicas e informações importantes para as pessoas que desejam realizar a sua inscrição no CPF.

segunda-via-CPF

Para tirar o CPF é muito fácil e qualquer pessoa apode tirar o seu nos postos de atendimento do Poupa tempo, nos correios ou em algumas das agências da Caixa Econômica Federal. O CPF é para pessoas físicas:

  • Sujeitas à apresentação da​ Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF).
  • Inventariantes, cônjuges ou conviventes, sucessores a qualquer título ou representantes que tenham a obrigação de apresentar a DIRPF em nome do espólio ou do contribuinte falecido.
  • Cujos rendimentos estejam sujeitos à retenção do imposto de renda na fonte, ou que estejam ob​rigadas ao pagamento desse imposto.
  • Locadoras de bens imóveis.
  • Profissionais liberais, assim entendidos aqueles que exerçam, sem vínculo profissional.
  • Parti​cipantes de operações imobiliárias, inclusive constituição de garantia real sobre imóvel.
  • Que sejam obrigadas a reter imposto de renda na fonte.
  • Titulares de contas bancárias, de contas de poupança ou de aplicações financeiras.
  • Que operam em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.
  • Inscritas como contribuintes individuais ou requerentes de benefícios de qualquer espécie junto ao Instituto Nacional do Seguro Social.
  • Com mais de 18 anos, que constarem como dependentes em DIRPF.
  • Residentes no exterior que possuam no Brasil bens e direitos sujeitos a registro público, incluindo imóveis, veículos, embarcações, aeronaves, participações societárias, contas bancárias e aplicações no mercado financeiro ou no mercado de capitais.

emissao-de-cpf

O cadastramento no CPF é grátis e a segunda via do CPF pode ser impressa através do site oficial da Receita Federal. O número de inscrição é gerado no momento em que o CPF é solicitado e o contribuinte tem a opção de imprimir o comprovante de inscrição. Caso não consiga fazer o emissão do CPF pela internet os interessados devem ir até um dos locais já mencionados que fazem o cadastro pessoalmente. Em alguns casos, a Receita Federal pode exigir que o contribuinte compareça em uma de suas unidades para finalização do atendimento e emissão do número de CPF.

Para fazer o cadastramento no CPF é preciso pagar uma taxa de acordo com a tabela vigente, o pagamento tem que ser feito em uma agencia da Caixa Econômica Federal. Após efetuar o pagamento, você retornará ao atendimento para receber o comprovante de Inscrição no CPF, que é gerado na hora com o ​número do documento. Os documentos necessário para emissão do CPF são:

  • Certidão de nascimentoou documento que comprove filiação
  • Data de nascimento
  • Título de eleitor
  • UF e município de nascimento
  • Certidão da justiça eleitoral atestando a impossibilidade ou a inexistência da obrigatoriedade do alistamento eleitoral

Para imprimir a segunda via do CPF no site da receita Federal será necessário preencher alguns dados importantes. Caso você queira realizar o cadastramento no CPF pela internet, será necessário realizar o preenchimento de alguns dados. Ao preencher o cadastro com seus dados, fique atento para que não haja erros nas informações ali prestadas, para evitar assim erros com o seu cadastro. O comprovante gerado pelo site oficial da Receita Federal não fornece informações sobre a situação econômica, financeira ou fiscal do titular do CPF, limita-se tão somente a comprovar a inscrição no CPF. Para saber mais informações de como realizar a sua inscrição no CPF e saber mais como imprimir a segunda via do CPF acesse o site oficial da Receita federal, através do link a seguir:

www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp

Compartilhe, da trabalho para fazer:

Deixe seu comentário