FIES 2016 Inscrição, Caixa, Aditamento, Boleto

Inscrições para o FIES 2016

O FIES é o fundo de financiamento estudantil, esse programa é voltado para jovens que não tem condições financeiras de pagar um curso do ensino superior em uma universidade particular. O FIES vem ajudando milhares de jovens a realizar o sonho de ingressar em uma universidade particular.  O programa realiza o financiamento do valor total ou parcial do curso superior presencial, que só será paga pelo estudante um ano depois de formado, os juros são baixos de apenas 3,4% ao ano, o que facilita para que pessoas de baixa renda possam usufruir desse financiamento. Antigamente para entrar em uma universidade não tinha essa facilidade e hoje em dia cada vez mais jovens ingressam em universidades particulares de todo o Brasil por meio do FIES. Nesse artigo trazemos algumas informações importantes para quem irá solicitar a participação no programa FIES.

fies-2016-inscrição

Quem pode solicitar o Fies:

Pessoas que estão em busca de ingressar em uma universidade particular com cursos presenciais, oferecidos por universidades que tem participação no programa. É importante que os estudante que iram participar do FIES tenham realizado o ENEM- Exame nacional do ensino médio.

Quem não pode solicitar o FIES:

Pessoas cuja á renda bruta de sua família seja de 20 salários mínimos, quem já foi beneficiado pelo FIES, inadimplentes com o programa de credito educativo, quem estiver com a matrícula em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição.

Como funciona o FIES 2016

O FIES para um estudante que financiou o curso todo de duração de 04 anos, pagará trimensalmente o valor de 50 reais, a carência ocorre nos 18 meses após a conclusão do curso, no final da carência o saldo devedor poderá ser dividido em até 13 anos. O financiamento pode ser feito de 50% a 100% do valor do curso. No site oficial do FIES é possível que os interessados possam fazer uma simulação do FIES.

Como se inscrever no FIES 2016

Para realizar a inscrição no FIES 2016 o primeiro passo é acessar o site oficial do programa e informar os dados solicitados, no primeiro acesso o estudante deverá informar o seu CPF e criar um login e senha que será usado nos próximos acessos, após informar os seus dados o estudante recebera por email uma confirmação que seu cadastro foi realizado com sucesso. Ao realizar o cadastro no FIES fique atento para que não haja erros com as informações ali prestadas para evitas assim possíveis problemas com o cadastro. Após realizar a inscrição no FIE2016 o estudante deve se dirigir até a universidade á qual ele pretende cursar sua graduação para assim validar sua informações  na comissão permanente de supervisão e acompanhamento (CPSA). Após todo o processo validação dos dados o estudante deverá comparecer em um agente financeiro do FIES para assim formalizar a contratação do financiamento.No ato da inscrição no FIES 2016 o estudante deve escolher uma instituição bancária, podendo ser a agencia de sua preferência, lembrando que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica são atualmente os agentes financeiros do programa.

Se você deseja fazer a sua inscrição do FIES no segundo semestre do ano de 2016, saiba que também existe essa possibilidade, saiba mais acessando: Fies 2016 Segundo Semestre.

fies-2016

Consulta de cursos e instituições credenciadas ao FIES 

Para realizar a consulta das universidades as quais os estudante podem aderir o FIES, é muito fácil basta os interessados acessarem o site oficial do programa e clicar na opção consulte cursos e universidades, e preencher os campos para assim realizar a pesquisa.

Documentos exigidos para inscrição no FIES 2016

Os documentos que serão necessário para a inscrição no FIES são: Documento de identidade, comprovante de residência , comprovante de conclusão de ensino médio, comprovante de rendimentos.  Depois de apresentar os documentos pela CPSA o estudante deve ir ate um agência da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil e apresentar os documentos: Documento de identidade, CPF próprio ou do seu representante legal, certidão de casamento e CPF do cônjuge, comprovante de residência, termo de concessão ou de atualização do usufruto de bolsa parcial do PROUNI e documento de regularidade de inscrição emitido pela comissão permanente de supervisão e acompanhamento do Fies (CPSA).

Confira também: Simulação do FIES 2016

Condições Para Participar do FIES 2016

Os interessados em participar do FIES 2016 podem solicitar o financiamento em qualquer período do ano, de acordo com a necessidade do estudante. Além de incentivar e apoiar aos universitários o programa também incentiva as instituições de ensino, garantindo que elas recebem as parcelas do financiamento.

Boletos do FIES 2016

Para solicitar o boleto do FIES é só os interessados acessarem o site oficial da Caixa econômica Federal e solicitar o boleto para isso será necessário que você digite o numero do seu CPF- Cadastro Pessoa Física.  Existem casos por diversos motivos que o estudante não receba o boleto do FIES, mais no site emitir um novo boleto é muito fácil e rápido. No link a seguir você encontra informações sobre o Aditamento do FIES 2016.

Para emitir a segunda via do boleto do FIES, acesse o link: www3.caixa.gov.br/fies/asp/boleto/boletoonline2.asp

Para conhecer mais sobre o programa FIES e as vantagens e condições, acesse o link abaixo: sisfiesportal.mec.gov.br/

Compartilhe, da trabalho para fazer:

Comentários em FIES 2016 Inscrição, Caixa, Aditamento, Boleto
  1. Uma pessoa que escreve : ” escriçoes “, não precisa do fies, pois deve é voltar para o primário.

  2. rozangela

    Por favor preciso falar urgente com vocês, por favor me retorne para o email indicado.
    Obrigada

  3. Luciana

    Ola boa tarde fiz mais de 450 pontos e não estou conseguindo me inscrever no fies o que posso fazer ?

  4. Devido engravidar abandonei a faculdade em 2012 fiz somente dois período gostaria de continuar mas quero financiar pois não tenho condição de pagar

  5. nao comsigo fazer escriçoes

  6. vanessa

    oi bom dia queria tirar minhas duvidas por favor sobre o fies e sobre o senai tenho uma filha de 17 anos que vai concluir o ensino medio nesse ano de 2015 e ela gostaria de participar do fies para fazer uma faculdade de odontologia quando posso fazer o cadastro dela ela já esta cadastrada para a prova do enem então minha duvida é já tenho que fazer o cadastro dela para o fies ? e outra duvida é tenho um filho de 14 anos que termina a 8 serie esse ano de 2015 ele quer faze senai e, 2016 para tecnico de imformatica como funciona ? moramos em ribeirão pires abc obrigada .

Deixe seu comentário