Título de Eleitor – Como Tirar, 2 Via, Consulta

Confira como tirar o seu Título de Eleitor

O título de eleitor é o documento que permite que todos os Brasileiros com idade de 16 anos possam exercer seus direito à cidadania e escolher os seus representantes para governar o país. Ter um título de eleitor é bastante importante para tirar o Título de Eleitor os interessados devem se dirigir atem um cartório eleitoral mais próximo de sua residência levando com sigo documentos como: Documento de identificação com foto (RG, Carteira de trabalho, Carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc) ou certidão de nascimento ou casamento), comprovante de endereço e comprovante de despensa militar. Lembrando que o documentos de carteira de habilitação não é aceito para emissão do título de eleitor.

2via-titulo-de-eleitor

Neste artigo trazemos algumas dicas e informações importantes para as pessoas que desejam tirar o título de eleitor. No site oficial do TRE, é possível conhecer os cartório mais próximos a sua casa, caso haja algumas dúvida você pode ligar no telefone 148 e assim obter mais informações sobre os cartórios para tirar o título de eleitor.  O título fica pronto na mesma hora, não existe a possibilidade de tirar o título de eleitor pela internet ou pelos correios. O empregado, mediante comunicação com 48 horas de antecedência, poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário para assim resolver questões que dizem respeito ao título de eleitor.

Não existem prazos para tirar o título de eleitor ou para transferi-lo, penas não anos que não tenham eleição, a inscrição eleitoral e a transferência podem ser requeridas em qualquer momento. Em ano eleitoral, porém, tais requerimentos só podem ser formulados até 150 dias antes da data da eleição, só reabrindo o prazo após o término dela, incluindo eventual 2º turno.

Para tirar a segunda via do título de eleitor, é necessário comparecer ao cartório em que está inscrito, com documento de identificação. A 2ª via só pode ser expedida caso não tenha havido qualquer alteração nos dados cadastrais do eleitor. Se o eleitor estiver fora do domicílio eleitoral, pode solicitar a 2ª via em qualquer cartório até 60 dias antes da eleição e no cartório eleitoral da sua inscrição, pode ser requerida até 10 dias antes da eleição.
Tirar-título-de-eleitor

Para transferir o título de eleitor é necessário comparecer ao cartório eleitoral a que pertence a rua em que você reside levando os documentos como: Documento de identificação com foto (RG, Carteira de trabalho, Carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc) ou certidão de nascimento ou casamento), comprovante de endereço e os comprovantes de votação ou de justificativa das eleições anteriores, se possuir. Para saber mais informações de como tirar o título de eleitor sendo 2º via ou não acesse o site oficial do TRE, com a link a seguir:

www.tre-sp.jus.br/eleitor/tira-duvidas/tira-duvidas-dos-eleitores

Compartilhe, da trabalho para fazer:

Deixe seu comentário