ENEM 2016 Inscrição, Edital, Data, Local da Prova 2017

Inscrição Enem 2016

O Enem – Exame Nacional do Ensino médio é uma prova elaborada pelo ministério da educação com a intenção de verificar as competências e habilidades dos estudantes recém-formados no ensino médio. Muito jovens já fizerem o Enem, ele é uma porta para quem irá entrar na universidade, com a nota do Enem é possível recorrerem a bolsas de estudos em universidades particulares. O Enem é composto por 4 provas que são de múltipla escolha, as alternativas vão de A a E e por fim os estudantes realizarão uma redação, que tem com o objetivo avaliar o domínio da língua portuguesa, e as habilidades de selecionar, interpretar, organizar e relacionar. Muitos Jovens se dedicam e estudam para garantir uma boa nota no Enem, pois o exame é utilizado para seleção de faculdades públicas.

enem-2016-300x200

O Enem foi criado em 1998 pelo Governo Federal esse exame Brasileiros já é um dos maiores do mundo, em 2009 o exame passou por uma mudança e assim iniciou a seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas e federais. Essa mudança teve como objetivo dar oportunidades a acesso as vagas nas universidades federais para mais estudantes. Nesse artigo trazemos dicas e informações importantes para as pessoas que iram se inscrever no Enem 2016.

Para que serve o Enem 2016

O Enem tem muitas funções, uma delas é para que os estudantes consigam uma bolsa de estudo em alguma universidade particular ou pública, com a nota do Enem os estudantes podem se inscrever no sistema de seleção Unificada (SISU), o Enem da acesso para que os estudantes realizem a inscrição no FIES 2016 e disponibiliza acesso para os estudantes que desejam fazer um intercâmbio através do programa Ciências sem Fronteiras.

Enem 2016 Inscrições

As datas para realização da inscrição para o Enem 2016 estão bem próximas, estão prevista para o mês de Maio ou Junho desse ano, são esperadas cerca de 9 milhões de estudantes inscritos para realizar o Enem 2016. Para realizar a inscrição no Enem 2016 os estudantes interessados devem acessa o site oficial do exame, informar o seu CPF e a sua data de nascimento, depois informar diversas informações pessoais para assim realizar o cadastro, todos os campos devem ser preenchidos obrigatoriamente.

Os estudantes devem escolher a língua estrangeira que ira ser avaliada na prova (inglês ou espanhol). A taxa de inscrição para o Enem 2016 será de 35 reais, os estudantes do ensino médio público são isentos dessa taxa, todos os estudantes que não vão concluir o ensino médio no ano de 2015 terão que pagar a taxa, mais podem recorrer à declaração de carência e solicitar a inserção no Enem 2016.

Assim que for divulgado as datas das inscrições e forem abertas, você poderá acessar o seguinte link: Inscrições Abertas Enem 2016 e saber como realizar passo a passo a sua inscrição no ENEM.

Local de realização do Prova da Enem 2016

Quando o estudante for realizar a inscrição no Enem ele deve escolher entre as 1.699 cidades listadas, o endereço será processado e detalhado que será enviado para cada estudante em um cartão de confirmação. Caso você mude de cidade dias antes da realização do prova é possível mudar o local, basta acessar o site oficial do exame. O cartão de confirmação do Enem é enviado através dos correios para os inscritos, nesse documento estarão contidas informações como: Nome completo do estudante, número de inscrição do Enem, Data, Hora e local de realização da prova, opção de língua estrangeira escolhida, e solicitação do certificado do ensino médio. Quem por algum motivo perder o carão de confirmação e possível imprimir uma segunda via no site oficial do Enem.

O que estudar para o Enem 2016

Para estudar para o Enem além dos livros a internet é uma grande aliada dos estudantes, visitar os gabaritos do Enem das provas passadas é muito importante para se ter uma noção de como o exame funciona. Uma dica importante é que o estudante visite o portal do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) o conteúdo das provas e as matrizes de referencias. Há a possibilidade de realizar o simulado do Enem tem alguns sites que oferecem essa opção. Separamos aqui uma excelente opção para você testar os seus conhecimentos e saber se está preparado ou não para a prova nesse ano de 2016, para isso acesse o seguinte link: Simulado do ENEM 2016.

enem-2016-inscriao-300x231

O que cai no Enem 2016

As matérias que são avaliadas no Enem são: Matemática e suas tecnologias com questões de geometria e álgebra, ciência humanos e suas tecnologias que traz questões de historia, Geografia, Filosofia e Sociologia, ciências da natureza e suas tecnologias avaliará conhecimentos de Química Física e Biologia e Linguagens, códigos e suas tecnologias que envolve questões da língua portuguesa e da língua estrangeira que será escolhida pelo estudante. Ter uma boa nota na redação é muito importante. Uma das melhores formas de mandar bem e tirar uma nota boa no ENEM é estudar o conteúdo que cai na prova, para isso existem diversas apostilas que você pode encontrar gratuitamente na internet ou até mesmo comprar por um preço bem acessível, veja mais acessando: Apostila para o ENEM 2016.

Para se informar sobre o Enem 2016 e conhecer mais sobre a que cairá no exame e as vantagens em se fazer o Enem 2016, acesse o site oficial do Exame e conheça mais sobre o Enem, para acessar o site oficial do Enem e só clicar no link a seguir: portal.inep.gov.br/web/enem/sobre-o-enem

Compartilhe, da trabalho para fazer:

Comentários em ENEM 2016 Inscrição, Edital, Data, Local da Prova
  1. Anna luiza

    Data de inscrição para a prova e a data da prova ?

  2. Gilmar tomaz

    Gostaria de saber a data de inscrição para a prova, e a data da prova?

  3. tatiana

    eu gostaria de me escrever para o enem de 2016 , será que eu já posso me escrever ainda nesse ano? obrigada.

Deixe seu comentário