Horário de Verão 2016 – Data 2017

Saiba mais sobre o Horário de Verão 2016

O horário de verão 2016 é uma mudança que fazemos algumas vezes no ano em nossos relógios a fim de aproveitar os meses de clima de verão conforme o pôr e o nascer do sol. Essa prática também é feita por uma questão ambiental para que a utilização de energia seja menor uma vez que no verão temos mais horas de sol diminuindo naturalmente o uso de energia artificial. Para que possamos aproveitar essa época devemos adiantar em 1 hora os nossos relógios estendendo assim a luz natural do dia até o início da noite, aqui no Brasil essa prática é realizada em alguns estados podendo variar as horas de local para local.

Horário-de-Verão-data-2016

Essa ideia de adiantar os horários foi proposta na Nova Zelândia pelo George Hudson em 1895, desde então países como Alemanha e Áustria adotaram a prática e mais diversos países principalmente durante a crise de energia por volta dos anos de 1970. Essa prática foi e é muito utilizada em diversos países, pois, beneficiou e continua beneficiando muitas pessoas físicas e pessoas jurídicas uma vez que a população utiliza mais horas do dia para executar atividades como, esportes ao ar livre, utilização das academias, bares, shoppings, cinemas, teatros, comércios entre outros locais de segmentos variados. Todos esses locais entre outros não mencionados lucram no horário de verão e os cidadãos ganham mais qualidade de vida principalmente pelo aumento de atividades físicas tanto para a saúde quanto para a beleza física que é muito prezada nestas épocas.

O horário de verão no Brasil 2016 acontece normalmente no mês de outubro, no ano de 2016 devemos adiantar os relógios em 1 hora no sábado dia 15 de outubro para o domingo dia 16 de outubro, diminuindo em 1 hora a menos o tempo de sono. O horário de verão dura em média de 4 á 5 meses e o término é normalmente em todo mês de fevereiro, que é conhecido como horário de inverno. Este horário tem início no mês de fevereiro, no ano de 2016 será no dia 20 de fevereiro sábado para o dia 21 de fevereiro domingo, e ao contrário do horário de verão devemos atrasar os relógios em 1 hora. Este horário dura em média de 6 á 7 meses e temos menos luz solar durante o dia todo, pois, o sol se põe mais cedo.

Horário-de-Verão-2016-300x200

No ano de 2015 estados das regiões como Norte e Nordeste não adotaram essa prática, e o Governo Federal estimou uma economia de cerca de 7 bilhões de reais com despesas relacionadas a energia elétrica como reformas e ajustes que gerariam mais gastos se a prática não fosse adotada. O horário de verão estados acontecerá nos mesmos estados que do ano de 2015 são eles, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo não participando os estados das regiões do Norte e Nordeste.

Compartilhe, da trabalho para fazer:

Deixe seu comentário