Pronatec SENAI 2016 – Vagas, Cursos 2017

Inscrições para o Pronatec SENAI 2016

A palavra Pronatec significa: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Foi criado pelo governo federal em 2011, com o objetivo de expandir e democratizar a oferta de curso de educação profissional e tecnologia no país contribui também para a melhoria do ensino médio público. Os objetivos do Programa Pronatec SENAI 2016 são: aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica e dar a oportunidade de um ensino técnico a muitas pessoas e com isso a inserção no mercado de trabalho. Uma ótima oportunidade para jovens que estão em busca de qualificação profissional. Neste artigo trazemos algumas informações e dicas importantes sobre o Pronatec SENAI 2016.  

inscricoes-pronatec-300x192

Os cursos são financiados pelo Governo Federal, são ofertados de forma gratuita por instituições da rede federal de educação, também são ofertantes dos cursos o SENAI, SENAT, SENAC e SENAR. A Partir de 2013, as instituições privadas, devidamente habilitadas pelo Ministério da Educação, também passaram a ser ofertantes dos cursos do Programa.

O Pronatec de 2011 a 2014 realizou cerca de 8 milhões de matriculas. São oferecidos três tipos de cursos: Técnico para quem concluiu o ensino médio, com duração mínima de um ano, Técnico para que está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano, Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, para trabalhadores, estudantes do ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda, com duração mínima de 02 meses.

Os cursos oferecidos pelo Pronatec SENAI 2016 são nas áreas: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão de Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Militar, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Não existe um sistema único de inscrições para o Pronatec SENAI 2016, as novas vagas serão abertas em escolas públicas estaduais, nos institutos federais de educação ciência e tecnologia e nos serviços Nacionais de aprendizagem- como SENAI E SANAC. Cada uma dessas instâncias terá inscrições e critérios próprios para seleção de participantes no Pronatec.

inscricoes-pronatec-senai

Para saber mais sobre as inscrições para o Pronatec SENAI  2016 procure informações na secretaria da educação de seu estado, na rede estadual de educação, nos institutos federais ou nas unidades dos serviços de aprendizagem. Para conhecer mais sobre o Pronatec SENAI 2016 acesse o site oficial do programa e conheça melhor sobre o mesmo:

pronatec.mec.gov.br/index.php

Compartilhe, da trabalho para fazer:

Deixe seu comentário