Seguro Desemprego 2016 – Consulta, Valor, Tabela 2017

Quem tem Direito ao Seguro Desemprego 2016?

seguro-desemprego

A Caixa Econômica Federal é o banco responsável por administrar o seguro desemprego 2016. Para solicitar esse benefício é indispensável o preenchimento de todos os requisitos para tal. Caso você não saiba quais são esses requisitos confira no poste de hoje maiores informações a respeito. Muitos brasileiros precisam desse benefício Por que se encontram sem remuneração mensal.

Só tem direito a esse seguro o trabalhador que foi dispensado sem justa causa, além desse critério principal também existem outros fatores que devem ser preenchidos na hora de se solicitar o recebimento do mesmo. Ele é considerado um dos mais importantes direitos dos trabalhadores brasileiros, isso porque Ele oferece um benefício de um auxílio em dinheiro por um tempo determinado.

O pagamento deste benefício pode ser feito no mínimo três parcelas e no máximo cinco parcelas de forma contínua ou alternada. O recebimento vai depender de acordo com as características e o tempo de trabalho que você exerceu. Não se preocupe porque todos os detalhes serão informados no ato da solicitação desse benefício.

Para fazer o saque do pagamento seguro desemprego 2016 indispensável que você tem em mãos o seu cartão cidadão. Caso você ainda não tenha feito a solicitação do cartão saiba que ele pode ser feito de forma totalmente gratuita e através do atendimento da Caixa Econômica Federal. Mais um benefício do governo federal que é administrado por esse banco.

Quem tem Direito ao Seguro Desemprego 2016?

Antes de qualquer coisa importante que você tenha conhecimento sobre quem tem o direito ao seguro desemprego 2016. Abaixo estão mencionados os critérios para que esse benefício possa ser concedido ao trabalhador, procure analisar para que você tenha conhecimentos e preencheu não os requisitos necessários.

seguro-desemprego-2016

  • trabalhador formal e doméstico, em virtude da dispensa sem justa causa, inclusive dispensa indireta;
  • trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador;
  • pescador profissional durante o período do defeso;
  • trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo.

Agora que você sabe quem tem direito a esse benefício próximo passo é saber se você se encaixa em algum desses critérios. A partir do momento em que você se encaixa é necessário entender como receber e quando solicitar o pagamento do mesmo.

É indispensável que o trabalhador fique de olho quanto aos prazos para solicitação para que eles não se expirem. Abaixo mencionados os prazos para o trabalhador requeira o benefício:

  • Trabalhador formal – do 7º ao 120º dia, contados da data de dispensa;
  • Bolsa qualificação – durante a suspensão do contrato de trabalho;
  • Empregado doméstico – do 7º ao 90º dia, contados da data de dispensa;
  • Pescador artesanal – durante o defeso, em até 120 dias do início da proibição;
  • Trabalhador resgatado – até o 90º dia, a contar da data do resgate.

Fique de olho nesses prazos e procure solicitar o seu seguro quanto antes, é muito comum ocorrer de o prazo acabar e vários trabalhadores ficarem sem o direito de receber o mesmo. Não deixe que isso ocorra com você e solicite o quanto antes de dentro do prazo para tal.

Toda e qualquer informação que você precisar saber basta entrar em contato com os atendimentos presenciais da Caixa Econômica Federal. O seguro passou por algumas alterações nos últimos anos e tornou-se um pouco mais difícil para ser acessado. Mesmo assim vale a pena você dar entrada no mesmo para ver se tem direito ou não, ser demitido sem justa causa É um dos critérios indispensáveis para poder receber o seguro.

Valor do Seguro Desemprego 2016

O valor do seguro desemprego 2016 é calculado com base em alguns critérios. Utiliza-se para o cálculo do valor das parcelas a média dos salários dos últimos três meses anteriores à dispensa. Quando se trata de pescador artesanal, empregado doméstico e trabalhador resgatado o valor de seguro é de apenas um salário mínimo.

Esse seguro é pessoal e intransferível, portanto só é pago diretamente ao beneficiário. Para receber o benefício assistencial e fazer a solicitação do cartão cidadão. Não se preocupe porque até mesmo pela central de atendimento da Caixa é possível fazer a solicitação do mesmo.

Para solicitar o seu cartão cidadão você deve entrar em contato pelo telefone 0800 7260207. Normalmente o prazo para entrega de cartão é de 15 dias, mas pode chegar até antes disso. O importante é não atrasar para solicitar porque Quanto mais demorar mais longo será o prazo para ir até o banco sacar o seu seguro-desemprego.

Depois que você recebeu de seu cartão cidadão não se esqueça de fazer o cadastramento da senha para que você possa fazer o saque do benefício do seguro-desemprego como qualquer outro da Caixa Econômica Federal. Tem muitos trabalhadores que dependem desse seguro para poderem se manter durante o período em que não estão trabalhando. E quem tem direito não deve deixar de requerer o mesmo. Os valores sempre variam de acordo com o contrato de trabalho e também de acordo com tempo que você entende antiguidade numerada. O valor é sempre calculado de acordo com os três últimos meses antes da dispensa.

 

Compartilhe, da trabalho para fazer:

Deixe seu comentário